Alimentos de verão

 As nossas necessidades nutricionais vão-se alterando consoante as diferentes estações. Por isso, cada estação fornece-nos alimentos específicos e adequados. No verão, o calor, as idas à praia, etc, pedem uma alimentação mais leve, que ajude a atenuar os efeitos típicos desta estação, e muitas caminhadas e exercício ao ar livre, pela manhã ou ao fim da tarde. Por isso, eis os alimentos que devemos consumir:

Milho – Rico em fibra, tem poucas calorias e deve optar-se pelo amarelo, uma vez que é rico em  vitamina A.

Melancia – Com 90% de água na sua constituição, ajuda a hidratar e refrescar, contém licopeno (anticancerígeno) e tem um valor calórico muito baixo.

Chás frios – Sem calorias, são ricos em antioxidantes. Uma boa forma de conservá-los no frigorífico, e espremendo umas gotas de limão lá para dentro!

Gaspacho – Muito saboroso e com poucas calorias. Tem uma grande variedade de vegetais e é muito fresco para o verão.

Frango – Fácil de cozinhar, tem poucas calorias, gordura e hidratos de carbono, tendo um elevado teor de proteína.

Courgette – Tem poucas calorias e gorduras, nomeadamente o colesterol. Tem 35% da vitamina C recomendada por dia e alto teor de fibra.

Tomate – Contém licopeno e ajuda com os danos do sol na pele. Tem antioxidantes e vitamina C.

Frutos vermelhos (amoras, mirtilos, morangos) – São ricos em antioxidantes mas pouco calóricos.

Laranja – Ajuda a repor o potássio perdido através da transpiração.

Iogurte – Ajuda ao funcionamento do trato gastrointestinal. Deve optar-se por um com um maior teor de proteína, como o grego desnatado ou o skyur.

Maçã – É rica em pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras e da glicose, que elimina o colesterol, actua no bom funcionamento do intestino e tem acção diurética, ou seja, o potássio contido na polpa da fruta elimina o excesso de água do corpo.

Folhas verdes cruas (espinafre, rúcula..) – Ajuda a proteger a pele do sol e são ricos em vitamina A.

Salmão, chia, linhaça – Ricos em ómega 3 (ajudam a reverter os efeitos do sol, como manchas).

Banana – Rica em magnésio, cálcio, fósforo e ferro, nutrientes necessários para equilibrar o organismo. Deve ser consumida pela manhã.

 Apologista de hortas pessoais ou comunitárias e alimentos biológicos, recomendo que consumam os alimentos da época, frescos e não embalados. Geralmente, nas férias, as frutas e legumes com melhor qualidade encontram-se nas praças, ou comércio local, e não nos supermercados. Um truque para perceber se a qualidade é boa e se está pronto para comer é cheirando. Já devem ter reparado que nos supermercados a zona da fruta e dos legumes não tem cheiro algum, enquanto numa praça isso não acontece. Se tiver o cheiro típico da fruta/vegetal é porque a qualidade é boa e está pronto a ser consumido. Quanto mais intenso o cheiro, mais madura estão a fruta ou os vegetais.

 Espero que tenham gostado e boa dieta saudável!


 Our nutritional needs change according to the different seasons. Therefore, each season provides specific and suitable foods. In the summer, the heat, the beach, etc, ask for a lighter diet, that helps  mitigate the specific effects of this season, and for walks and exercise outside, in the early morning or evening. So, here’s the food we should be consuming:

Corn- It’s high in fiber, has very low calories. It is recommended that we choose the yellow over the white, becauseof it’s vitamin A.

Watermelon – With 90% water in it’s content, helps hidrate and refresh ourselves. Has lycopene (anti-cancer) and very low calories.

Iced Tea- Calorie free, they are rich in antioxidants. A good way to preserve them in the fridge is by adding a few lemon drops!

Gazpacho – Very tasty and low in calories. Has a great variety of veggies and it’s very fresh for the summer time.

Chicken – Easy to cook, is low in calories, fat and carbs, being high in protein.

Zucchini – Has few calories and fats, such as cholesterol. It contains 35% of the daily recommended vitamin C intake.

Tomato – Has lycopene and helps with sun damage. Also has antioxidants and vitamin C.

Berries – Are high in antioxidants and very low in calories.

Orange – Helps replenish potassium lost through sweat.

Yogurt – Helps with the gastrointestinal function. It is recommended that we choose one with a higher protein content, such as greek non-fat yogurt or skyur.

Apple – It is rich in pectin, a soluble fiber that hinders the absorption of fats and glucose, which eliminates cholesterol, acts on the proper functioning of the intestine and has diuretic action, ie the potassium contained in the fruit pulp eliminates excess water from the body.

Raw green leaves (spinach, arugula ..) – Helps protect skin from the sun and are rich in vitamin A.

Salmon, chia, linseed – Rich in omega 3 (help reverse the effects of the sun, like stains).

Banana – Rich in magnesium, calcium, phosphorus and iron, nutrients needed to balance the body. Should be consumed in the morning.

 Apologist of personal or community gardens and organic foods, I recommend that you consume seasonal fresh and not packed foods. Generally, on vacation, the best fruits and vegetables are found in the markets, or local grocery shops, and not in supermarkets. One trick to realize if the quality is good and if it is ready to eat is by smelling. You should have noticed that in supermarkets the fruit and vegetable area does not smell, whereas in a market this doesn’t happen. If the fruit/veggie has it’s typical smell it is because the quality is good and it is ready to be consumed. The more intense the smell, the more mature the fruit or vegetables are.

Hope you have enjoyed and good healthy eating!

 

 

 

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2 thoughts on “Alimentos de verão

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