6 Dicas para conseguir estudar em 3 dias!!

 Hello pessoal!

 Sei que tenho estado off ultimamente, mas em época de testes finais, com entregas de trabalhos à mistura, tem sido realmente complicado. Por outro lado, foi mesmo isto que me inspirou a escrever sobre o assunto que venho falar hoje: dicas de como estudar em 3 dias.

 Sim, eu disse mesmo 3 dias. Não é que ache que seja a medida ideal e que podemos deixar sempre tudo para a última, mas a verdade é que, às vezes, a nossa organização não é a melhor e o tempo foge-nos das mãos. Por isso, hoje venho partilhar com vocês as dicas que resultam comigo quando quero estudar muita matéria em pouco tempo.

  1. Perceber qual a altura do dia em que o estudo rende mais.

Pessoalmente sou uma pessoa que estuda super bem à noite. Como não sou uma morning person, é a esta hora que consigo concentrar-me melhor e que despacho mais matéria e mais eficazmente. À tarde, se tiver em casa, distraio-me imenso (pessoal, eu já cheguei a contar os círculos do meu papel de parede!!!). Por isso, se souberem quando se concentram melhor, podem organizar a vossa vida de forma a deixar essa parte do dia livre e sem interrupções.

 

      2. Reunir o material todo e organizar por matérias, capítulos, etc.

 Isto é especialmente importante que seja feito logo no inicio do estudo. Para além de estudarmos matéria a matéria em vez de baralhar tudo, também nos ajuda a perceber o que já fizemos e o que temos para fazer no tempo que nos resta, sendo assim mais fácil repartir o tempo pelos restantes assuntos que nos faltam estudar. Também ajuda imenso ter os textos (se for o caso) impressos para ler durante as viagens de autocarro, metro, etc, e ir adiantando trabalho.

 

3. Tentar perceber a matéria

 Diria que esta é a mais importante de todas. Ao percebermos a matéria (porque acontece, como acontece,  porque é que o evento X leva ao Y..) é muito mais fácil de nos lembrarmos depois, uma vez que é uma questão de lógica. Por outro lado, se tentarem decorar, o que vai provavelmente acontecer é que 1) ou se esquecem durante o teste (se não antes) ou 2) no dia a seguir já se varreu a matéria toda.

 

       4. Estudar com amigos

 Estudar com amigos é aquela dica meio ambígua: tanto pode resultar, como pode ser uma tarde perdida. É preciso perceber quais são os amigos com quem conseguimos estar concentradas/os sem estarmos a falar das últimas novidades. Se resultar com a pessoa com quem decidiram ir estudar, ajuda imenso explicarem a matéria um ao outro uma vez que não só ajuda a perceber melhor, como a pessoa que explica também a capta melhor.

 

        5. Partilhar resumos

 Está é uma ótima tática para conseguir rever a matéria toda no dia antes, uma vez que, já que têm pouco tempo, assim só fazem resumos de metade da matéria. Uma forma de poupar ainda mais tempo a fazê-los é usar o computador, e assim também e garantido que toda a gente percebe o que está escrito. No entanto, eu gosto sempre de ler uma vez, pelo menos, os documentos porque às vezes há coisas que não consideramos importante para por no resumo mas que ajuda a ter a noção da panorâmica da matéria.

 

        6. Utilizar métodos que ajudem a concentrar

 Os métodos que me refiro consistem em perceber quais são as coisas que nos ajudam a estar mais concentrados: ouvir ou não música, estar em sítios calmos ou mais barulhentos, etc. Pessoalmente, eu só consigo estudar em casa se estiver a ouvir música, porque é a única forma que me consigo concentrar e que não me dá sono. Por outro lado, ir para uma biblioteca também ajuda imenso porque é um ambiente que ajuda à concentração e onde não existem distrações, como acontece em casa.

 

 E pronto pessoal, é disto que vos vinha falar hoje. Estas 6 dicas ajudam, não só, no estudo rápido mas também podem ajudar quando temos mais tempo para estudar, basta adaptá-las.

 Espero que tenham tido um ótimo feriado e que esta publicação vos seja útil. Um beijinho!

Anúncios

3 thoughts on “6 Dicas para conseguir estudar em 3 dias!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s