Tapioca e açaí são superalimentos? Parece que não.

 Há um tempo tomei conhecimento de um artigo que falava de alimentos que eram considerados “superalimentos” mas que não eram bem como se pensava (deixarei o link no fim). Como sou uma pessoa super interessada nos alimentos e dietas, despertou-me logo toda uma curiosidade e tive que ir pesquisar mais sobre o assunto a outros sítios. Infelizmente, confirmou-se.

 Os que me chocaram mais foram, sem dúvida, a tapioca e o açaí, uma vez que estão super na moda e são muito consumidos por pessoas que levam um estilo de vida saudável.

 A tapioca, para quem não sabia, provém da goma da mandioca, que é um carbohidrato simples, ou seja, o seu açúcar é rapidamente absorvido, como o de um “pão branco”. A diferença é que esta não tem sal, gorduras ou glúten. No entanto, para quem está a fazer dieta e pretende estar saciado durante mais tempo, ou quem não não tem intolerâncias ao gluten , é preverível que obte por comer um pão de centeio, por exemplo, uma vez que contem carbohidratos complexos, que nos deixam saciados durante mais tempo e tem um valor nutricional mais elevado.

 Em relação açái, o fruto em si é bastante saudável. O problema é que para o armazenarem o açaí têm que o congelar e, como é um fruto naturalmente muito azedo, adicionam-lhe açúcar (que aparece sob o nome de xarope de guaraná, glucose de milho, etc, depende da marca!) e outros produtos  para ficar comestível.  O que eu costumo consumir é da marca Supera e contém o tal xarope e guaraná. Embora não apresente qualquer outro ingrediente adicionado como aromatizantes, o facto de ter açúcar adicionado faz com que este não seja, obviamente, muito saudável nem diet friendly.

tabela-ac3a7ai

Tabela retirada do artigo acerca do valor nutricional do açaí nos seus diferentes estados.

 Não é que nenhum destes alimentos seja mau, e o açaí (fruta) até é bastante nutritivo, só que devem ser consumidos equilibradamente e em dietas saudáveis, que é o caso daquelas pessoas que seguimos no instagram, como a Catarina Gouveia, a nutricionista Catarina Lopes e a Vanessa Martins.

 E pronto gente, aqui deixo o artigo para consultarem https://laranjalimanutricao.wordpress.com/2017/04/08/alimentos-da-moda-um-olhar-critico-sobre-o-acai-a-tapioca-e-o-skyr/ . Também fala do skyr e outros alimentos trendy, por isso aconselho que dêem uma vista de olhos.

Até à próxima!

Anúncios

2 thoughts on “Tapioca e açaí são superalimentos? Parece que não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s