Body Types – ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo?

 Decidi que, finalmente, iria falar no blog sobre um assunto que me interessa imenso: o fitness.

 Digamos que sempre me interessei sobre as diferentes dietas e até mesmo pelo ginásio, e recentemente tenho andado a aprender mais sobre o assunto e cada vez ele cresce mais em mim. E, por isso, achei que não haveria melhor forma de começar esta nova “categoria” do que falando sobre os 3 diferentes tipos de corpo que existem, porque afinal só sabendo como o nosso funciona é que conseguimos perceber como havemos de adequar a nossa alimentação às necessidades nutricionais que temos e como o nosso corpo processa os excessos, daí as dietas não funcionarem de forma igual em toda a gente, e onde existe uma maior acumulação das células adiposas (células que armazenam gordura) para podermos saber quais são as áreas target do nosso corpo em que temos que investir mais.

 Existem então 3 tipos diferentes: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. No entanto, raramente alguém se identifica como 100% endomorfo ou ectomorfo. Sendo pessoas, nunca nada é assim tão linear, por isso muitas vezes surgem variações. Eu, por exemplo, sou 50% endomorfo e 25% mesomorfo. e 25% ectomorfo. Isto significa que tenho características de todas as categorias, o que até tem as suas vantagens, uma vez que torna o corpo visualmente mais harmonioso (digamos que o ecto e o meso atenuam ali um bocadinho a perna grossa do endo haha!).

 Eis alguns aspetos característicos de cada tipo:

Ectomorfo:ectomorph2

  • Clavículas e quadris estreitos
  • Articulações pequenas (pulso / tornozelos)
  • Aparentam ser magros
  • Metabolismo acelerado
  • Membros longos
  • Dificuldade em engordar
  • Dificuldade em ganhar músculo
  • Baixa percentagem de gordura corporal

 

Mesomorfo:mesomorph

  • Ombros largos
  • Cintura estreita
  • Articulações mais finas
  • Baixa percentagem de gordura corporal
  • Musculatura grande
  • Ganham e perdem peso facilmente

 

Endomorfo:endomorph

  • Tendência para percentagem de gordura corporal
  • Frequentemente cansam-se facilmente
  • Apetite dificilmente saciável
  • Dificuldade em perder peso
  • Baixa definição muscular devido ao tecido adiposo
  • Juntas largas / grossas
  • Ancas tão largas (ou mais largas) do que as clavículas
  • Membros mais curtos

 

 Como já foi referido anteriormente, os diferentes tipos de corpo têm necessidades nutricionais diferentes para ter um aspeto saudável. Enquanto o ectomorfo deve comer alimentos de grande densidade (amêndoas, abacate, manteiga de amendoim) e tem alguma liberdade para comer comidas menos saudáveis em moderação, o endomorfo, sendo o oposto, deve evitar esses tipos de alimentos e seguir uma dieta rica em vegetais e beber muita água para se manter saciado, comer várias vezes ao dia e evitar as dietas repentinas.

 O tipo de exercício físico também deve ser adequado ao tipo de corpo e ao objetivo pessoal, sendo que para manter uma aparência fit, há tipos de treino mais adequados a cada um. Sendo que o ectomorfo tem uma aparência mais lean, resulta melhor um treino que tenha como objetivo aumentar a massa muscular (muita carga, poucas repetições, intervalos longos entre as séries e pouca cardio). O endomorfo, por outro lado, é favorecido por um treino que vise tonificar a sua aparência mais bulky, através de cargas mais baixas, muitas repetições e curtos intervalos. Deve apostar também na cardio, uma vez que tem uma maior tendência para a acumulação de gordura e ganho de peso.

 Para saberem qual é o vosso tipo de corpo, encontrei um site que podem consultar: https://www.bodybuilding.com/fun/becker3.htm

Até à próxima!

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